Cidadania Digital

Bem-Vindos a mais um artigo do meu blog.
Hoje a temática em discussão é a Cidadania digital.
Para que pessoas de diferentes classes, idades e pensamentos consigam viver bem e em harmonia, existem algumas regras, conhecidas como cidadania digital, que devem ser respeitadas para que tudo funcione de modo organizado e correto.

Segundo Mike Ribble, existem alguns elementos que fazem parte da cidadania digital que devem ser respeitados, para que toda e qualquer pessoa possa fazer o bom uso das tecnologias, nas suas diferentes aplicações.

  • Acesso digital;
  • Comércio Digital;
  • Comunicação Digital;
  • Alfabetização Digital;
  • Etiqueta Digital;
  • Lei Digital;
  • Direito e Responsabilidade Digital;
  • Saúde e bem-estar digital;
  • Segurança digital.  
“Students need to be educated on how to be good citizens of their country and what their rights and responsibilities are as members of society. The same issues need to be addressed with regard to the emerging digital society, so that students can learn how to be responsible and productive members of that society.”
― Mike Ribble, Digital Citizenship in Schools                                                                                                                                                                                                                
Em suma,  Mike Ribble defende que os alunos devem ser ensinados a ter um comportamento digno de um bom cidadão e a ter noção dos direitos e deveres, tanto na sociedade comum como na crescente sociedade digital, aprendendo a serem membros responsáveis e produtivos da sociedade.

Vale a pena ressaltar que tanto os direitos como deveres de um determinado usuário são legalmente estabelecidos, para que possam ser aplicados às atividades que serão desenvolvidas em ambiente virtual. Todo esse conhecimento e também, as normas que devem ser seguidas são feitas de modo a respeitar a exposição e segurança de cada pessoa.

Numa vertente mais pessoal do assunto, eu considero que o mundo digital pode ser considerado um pau de dois bicos. O acesso digital é cada vez mais fácil e aberto a um maior número de pessoas, sendo assim, para além de facilitar a vida à sociedade em geral, pode também trazer problemas.

Primeiramente, com o alargamento do comércio às plataformas digitais, o uso das mesmas para compras aumentou consideravelmente. No entanto, é mais que sabido que, tal como na sociedade real, as normas, também na sociedade virtual não são estritamente cumpridas, daí o contante perigo de roubo, de ver contas bancárias serem pirateadas, etc.

Para além do problema de furto, também é conhecida a temática do cyberbullying. O cyberbullying é , como é óbvio, uma violação da cidadania digital que põe em causa o bem-estar e saúde psicológica daqueles que sofrem com este tipo de violência.

Assim, são de realçar as inúmeras utilidades e benefícios que podemos obter através do uso das plataformas digitais e, para além disso, ainda mais importante é ter a noção de que uma sociedade sem normas se transforma numa selva, passando-se o mesmo com a sociedade digital, daí a importância de cumprir com a cidadania digital.

Muito obrigado por lerem o artigo e investirem um pouco do vosso tempo com algo que, espero eu, tenha sido útil e vos ajude a ter uma melhor noção acerca do mundo digital,



http://www.maisempresas.com/2018/11/26/cidadania-digital-entenda-como-funciona/

https://www.youtube.com/watch?v=XHFfXJglFhY

                                                            

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Famílias Tipográficas

Biometria