Famílias Tipográficas

Neste artigo do meu blogue irei contar um pouco da história da fonte "Courier", que estou a usar para escrever este texto. Primeiramente vou fazer uma breve introdução ao conceito de família tipográfica.

Uma família tipográfica é, por definição, um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes. Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, tais como boldlightregular, itálico, versalete, entre outros.

Na tipografia profissional, o termo "tipo de letra" não é intercambiável com a palavra "fonte"] (originalmente "fonte" em inglês britânico e pronunciado "fonte"), porque o termo fonte tem sido historicamente definido como um determinado alfabeto e seus caracteres associados em um único tamanho. 

Historicamente, as fontes vêm em tamanhos específicos que determinam o tamanho dos caracteres e em quantidades de classificação (tipografia)  ou número de cada letra fornecida.

À medida que a variedade de desenhos de tipos de letra aumentou e as exigências dos editores se ampliaram ao longo dos séculos, fontes de peso (mais ou menos) e variantes estilísticas ou roman como distintas de itálico, bem como condensed, levaram a famílias de fontes, coleções de projetos de fontes intimamente relacionados que podem incluir centenas de estilos. 

Uma família de fontes é tipicamente um grupo de fontes relacionadas que variam apenas em peso, orientação, largura, etc., mas não em design.

Vou agora falar da fonte "Courier" em específico.

Courier é uma fonte tipográfica monoespaçada, de serifa egípcia, projetada para projetar uma parecença com a saída da escrita de uma máquina de escrever. A tipografia foi projetada por Howard "Bud" Kettler em 1955.



Esta fonte tem, por si, duas variantes: Courier New e Courier Standard.

A fonte Courier New é uma versão da Courier introduzida com o Windows 3.1, que também incluiu as fontes de bitmap Courier.

Esta fonte compreende as diversas fontes apresentadas em seguida:

-Courier New 

-Courier New Bold 

-Courier New Italic 

-Courier New Bold Italic. 

A fonte Courier New caracteriza-se por ter mais espaço entre as linhas que a Courier. Os sinais de pontuação são retrabalhados para fazer os pontos e as vírgulas mais pesados.

Também a fonte Courier Standard engloba outras fontes:

-Courier Standard Bold 

-Courier Standard Bold Italic 

-Courier Standard Italic 

Estas são fontes distribuídas com o Adobe Reader 6, como uma substituição para as fontes PostScript Courier.

Na imagem seguinte é possível observar a escrita à máquina e, assim, estabelecer uma relação de semelhança com a fonte Courier.





https://en.wikipedia.org/wiki/Courier_(typeface)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biometria

Cidadania Digital