Modelos de Cor

 Nesta passagem do meu blog irei abordar a temática dos Modelos de Cor.

Um modelo de cor é, por definição, um modelo matemático abstrato que descreve a maneira como cores pode ser representadas como énuplos (Sequência ordenada de n elementos) de números, tipicamente como três ou quatro valores ou componentes de cor.

Os modelos permitem especificar a cor, no entanto, aquando da determinação de componentes do modelo de cor através do uso de coordenadas, está-se, também, a criar o seu espaço de cor, em que cada cor representa uma cor diferente.

A Teoria da Cor tem por base dois modelos: o modelo aditivo e o modelo subtrativo.

O modelo aditivo é utilizado para descrever as cores emitidas ou projetadas, por exemplo, as cores que são emitidas por uma fonte de luz.

Num modelo aditivo, a ausência de cores é representada pela cor preta, enquanto que a mistura das cores vermelho, verde e azul indica a cor branca. O modelo aditivo explica assim a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.



Já o modelo subtrativo serve para descrever as cores impressas, por exemplo, as cores que estão numa pintura.

Num modelo subtrativo a mistura das três cores acima referidas (vermelho, verde e azul) representam-se pela cor preta uma vez que são absorvidos os comprimentos de onda. À ausência de luz dá-se o nome de cores brancas porque as cores não são absorvidas e sim refletidas. O modelo subtrativo explica ,assim, a mistura de cores para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz.




Modelo RGB (Red, Green and Blue)

É um modelo aditivo que descreve as cores como uma mistura das 3 cores que constituem o seu nome. Este modelo permite a exibição de cores num monitor, podendo estas ser representadas por um valor decimal, (0 a 1), inteiro (0 a 255), percentual ou hexadecimal ( 00 a FF).

Exemplo:


As cores observadas num monitor resultam da interpretação dos comprimentos de onda de luz das cores primárias (modelo RGB). Da combinação destas 3 cores resultam milhões de cores diferentes.

Cada imagem virtual é constituída por pixéis, sendo um pixel a unidade básica do brilho e da cor.

A resolução de uma imagem é a quantidade de informação que a imagem apresenta por unidade de comprimento (pixéis por polegada), podendo , também, ser definida pelo número de pixéis por linha e coluna.

Quanto maior é a resolução de uma imagem, mais espaço de armazenamento ela requer devido ao espaço ocupado pelos pixéis resultantes da combinação de cores.

Ao número de bits utilizados para representar a cor de um pixel dá-se o nome de profundidade (bits por pixel).

O conceito de cor complementar de uma cor primária engloba as cores que se obtêm através de uma rotação de 180º num anel de cor (cores secundárias ou de impressão).


 Modelo CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black)

Este modelo deriva do modelo CMY com o acréscimo da cor preta. 

Este é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão.

Deixo, em seguida, um exemplo de representação deste modelo:




Este modelo funciona como simétrico do modelo RGB em termos de cores primárias e secundárias.
A designação de modelo subtrativo deve-se ao facto de depender da absorção e reflexão das cores na Natureza.
Este modelo é empregado na impressão em papel, fotos, impressoras, onde os pigmentos superficiais têm propriedades de absorção e reflexão.

Modelo HSV

O modelo HSV engloba a tonalidade, a saturação e o valor, (Hue, saturation, value). A grandeza "valor" refere-se ao brilho/luminosidade da cor.

A tonalidade exprime-se num valor entre os 0 e os 360º e representa a cor pura quando aplicada a saturação e luz máximas.
Por sua vez, a saturação é a expressão da tonalidade e varia, em valor percentual, entre 0 e 100. Quanto maior o grau de saturação maior é o grau de pureza.
Por fim, o valor baseia-se na escuridão/claridade de uma cor, ou seja, a quantidade de luz que esta apresenta. Assim traduz a luminosidade (refletida) e o brilho (emitido).

Assim, a tonalidade e a saturação são elementos de crominância (cor) , enquanto que a luminosidade e o brilho são elementos de luminância (luz).

Este modelo está fortemente ligado às artes plásticas e é mais intuitivo do que o RGB pois o manuseamento de cores é mais fácil através do recurso às sombras e tons.


Por último, abordarei o Modelo YUV.

O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão. Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente. Este modelo só transmite as intensidades do azul e do vermelho, enquanto que a intensidade do verde tem de ser calculada a partir da luminosidade total.
Componentes deste modelo: - Componente Brilho (Y) - Componente crominância (U- blue; Y- red) 





Modelos de cor e equipamentos 

Cada modelo é utilizado por diferentes dispositivos e muitas vezes são necessárias conversões entre eles como é possível observar no esquema que se segue.


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